1 de outubro de 2012

SBT pode ser multado em até R$ 6 milhões por exibir merchandising em "Carrossel"



A novela "Carrossel", que se tornou a menina dos olhos do SBT pelo alto faturamento e boa audiência, está na mira da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon.

O motivo são as ações publicitárias inseridas ao longo dos capítulos do folhetim, destinado ao público infantil. "Esse tipo de publicidade abusa da deficiência de julgamento das crianças", explica Renan Ferraciolli, assessor chefe do Procon-SP, que está atuando juntamente com o Instituto Alana, ONG focada nos direitos da criança e do consumidor.

Para o instituto, "Carrossel" mistura ficção e realidade excessivamente. Em uma cena do folhetim, por exemplo, a professora Helena (Rosane Mulholland) aparece ao lado de um personagem médico falando da importância do chocolate na vida das crianças. Neste caso, tratava-se de um merchandising da Cacau Show.

 Mesmo após dois encontros com dirigentes do Procon, o SBT optou por não retirar as ações publicitárias durante os capítulos da novelinha. Por meio de sua assessoria, o SBT declara ter oferecido uma contraproposta, na qual apenas as ações protagonizadas por crianças seriam removidas, mas o Procon não aceitou. 

Diante do impasse, o Procon pretende agora tomar medidas mais duras contra a emissora, que vão de uma multa (de no máximo R$ 6 milhões) até uma ação judicial. Com informações da coluna Outro Canal.

Fonte: Tv a Ver